BEM-VINDO (A)

A interação é um dos eixos do processo de aprendizagem. Não deixe de interagir conosco.



Lévy 1993, p. 135

Hoje se fala em redes complexas de relacionamentos, em ecologia cognitiva, que é o estudo das dimensões técnicas e coletiva da cognição (Lévy 1993, p. 135), ressalta que a cognição e inteligência humana é o resultado de uma rede complexa. Afirma que "não sou eu" que sou inteligente, mas eu com o grupo humano do qual sou membro (...) Fora da coletividade, desprovido de tecnológias intelectuais, eu não pensaria. O prenteso sujeito inteligente nada mais é do que um dos micro atores de uma ecologia cognitiva que o engloba e restringe". O autor ainda afirma que ao desenvolver a idéia de uma ecologia cognitiva não tem "de forma alguma a intenção de negar ou rebaixar o papel dos sujeitos na cognição. Certamente, a atividade cognitiva não é o privilégio de uma substância isolada. Só é possível pensar dentro de um coletivo" (Lévy, 1993, p149)

6 Comentários:

Anônimo disse...

Oi Glaucia e Rosana,

O blog ficou lindo! Parabéns pela iniciativa...E vamos cooperar!

Com carinho,

Leila

Anônimo disse...

Obrigada Leila, volte sempre!

Evelize Veronezi Orlandim disse...

Rosana e Glaucia, adorei o blog!
Acredito que o que precisamos são de iniciativas e educadores como vocês!
Quando partilhamos ensinamentos acrescentamos outros a nossa prática através da interação professorXaluno.Ensinar não e uma doação somente de um dos lados, mas sim uma cooperação mútua, porque quando trocamos, deixamos aparentemente de ensinar para aprendermos juntos. Evelize (Coordenadora Pedagógica - Escola Sagrada Família)

Glaucia Campos disse...

Olá Evelize, tudo jóia?
Que bom que tenha gostado, estamos a disposição para que essa troca realmente aconteça entre as nossas escolas e equipe de professoras. Seria legal trocarmos idéias, experiências de ações junto ao nosso trabalho. Minha parceira e amiga de trabalho a Josiane é também coordenadora pedagógica como você e sempre estará por aqui também. Volte sempre! Adoramos vê-la por aqui.

Glaucia Campos e Rosana Mora disse...

Olá Leila,
o blog construído é para vocês!
Esperamos contribuir na troca de experiências e vivências.
"Educar é fazer emergir vivências do processo de conhecimento e este processo acontece por meio de uma construção ativa da relação entre o sujeito e o mundo" Maturana&Varella

Chrisssssss disse...

Nossa!! o blog tá bombando!hehehehehe
É isso pessoal, vamos agitar!!! Toda troca de informação de conhecimento, idéias, sugestões, é fundamental para melhor desempenhar nosso trabalho, e não só o nosso, mas acrescentar o do próximo também!
Valeu! Um ótimo Final de semana a todos!

Postar um comentário

Palavrões NÃO são Permitidos

/
 
© 2009 | EDUCAR COOPERATIVAMENTE | Por *Templates para VOCÊ*