BEM-VINDO (A)

A interação é um dos eixos do processo de aprendizagem. Não deixe de interagir conosco.



VAMOS NOS APROFUNDANDO...MGAC

Aprendizagem Cooperativa

A experiência humana nos aponta que, diante de um desafio e na relação com os outros, aprendemos e nos desenvolvemos.
Aprendemos quando o que conhecemos é problematizado por alguma situação. Então aprendemos a partir do que conhecemos e “contra” o já conhecido, já que o conhecido não dá conta de responder ao desafio colocado.
A Metodologia do Grupo de Aprendizagem Cooperativa (MGAC) é uma estratégia de gestão de aula que valoriza a aprendizagem e privilegia a organização dos educandos em grupos cooperativos para a realização de tarefas e atividades em aula. Esta Metodologia desenvolve ao aprendente a sua responsabilidade e a motivação a quem quer aprender e reativa no docente a característica de mediador, a permanente necessidade de atualização.
Nessa proposta, o educador deixa de ser um especialista em conteúdos específicos passa a ser: mediador da relação aluno/sujeito do conhecimento com o objetivo desconhecido; orientador do processo de aprender a aprender, dinamizador de um grupo de estudo; criador de condições para que o educando desenvolva habilidades que facilitem a aprendizagem.
Para que realmente haja comunicação e construção do conhecimento é necessário propormos situações que sejam problematizadoras para que a aprendizagem tenha significado para o educando. Dentro desta metodologia o educando é instigado a pensar, construir, saber ouvir, elaborar perguntas no processo de construção do saber.
O MGAC é uma prática que favorece o rendimento dos educandos tanto na formação intelectual, social, humana estabelecendo as relações. O educador desestabilizará o educando que através de perguntas, gestos e atitudes construirá a aprendizagem. Os educandos aprendem com o outro dialogando, escutando e participando ativamente na construção do conhecimento.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Oi Glaucia,
gostei muito deste paragrafo, tem muito a ver com o que a Josi sempre diz para mim: "Para que realmente haja comunicação e construção do conhecimento é necessário propormos situações que sejam problematizadoras para que a aprendizagem tenha significado para o educando. Dentro desta metodologia o educando é instigado a pensar, construir, saber ouvir, elaborar perguntas no processo de construção do saber." Ah! O que vc acha de adicionar seguidores no blog? Meu blog já está seguindo este...
Bjs, Ro

Glaucia Campos disse...

Oi Rozana Pereira,
Que bom que tenha gostado e que essa maneira de estudar já está fazendo a diferença em sua prática educativa. A idéia e o objetivo é esse ir trocando e agregando informações e conhecimentos para maior qualidade de ensino em nossa escola.
Em relação aos seguidores, já está disponível essa opção... vamos esperar novos seguidores.
um beijão pra Você.
Glaucia

Postar um comentário

Palavrões NÃO são Permitidos

/
 
© 2009 | EDUCAR COOPERATIVAMENTE | Por *Templates para VOCÊ*