BEM-VINDO (A)

A interação é um dos eixos do processo de aprendizagem. Não deixe de interagir conosco.



O ESCUTAR



O ESCUTAR


Adaptado do livro “Ontologia del linguage” de Rafael Echeverria

• Escutar é diferente de ouvir. Escutar = ouvir ( processo biológico) + interpretar ( colocar seus

julgamentos)

• O escutar é ativo

• O escutar valida o falar e dá sentido ao que é falado.

• Ao escutar nos perguntamos pela inquietude de quem fala: De que está tratando esta pessoa ao falar o

que está falando? Por que esta pessoa diz o que diz?

• Vários fatores interferem no escutar:

Vivências anteriores (pessoal e/ou social)

Estado emocional

Papéis desempenhados

O falar não garante o escutar: cada um diz o que diz e o outro escuta o que escuta

• Quando falamos temos que perceber que o outro não vai escutar exatamente aquilo que falamos: ele

interpreta a nossa fala.

• O espaço entre o falar e o escutar deve ser o menor possível

FERRAMENTAS PARA UM ESCUTAR EFETIVO

1. CHECAR A ESCUTA

Quem fala:

Verificar se o outro escutou de maneira adequada o que estou dizendo. Só assim verificamos se estamos

no mesmo caminho ou em caminhos opostos.

É mostrar ao outro a nossa particular interpretação.

Quem escuta:

Por que você está dizendo o que está dizendo?

O que faz você dizer isso?

2. COMPARTILHAR INQUIETUDES

Mostrar ao outro nossas preocupações.

O que nos move?

O que me inquieta?

Compartilhar, não só as inquietudes do outro, mas as nossas também.

3. INDAGAR: PERGUNTAR PARA APROFUNDAR A ESCUTA

Para a escuta ser efetiva, às vezes é necessário que se façam algumas perguntas. É preciso indagar.

Percorrer certos caminhos para se chegar a um escutar mais efetivo.

Somos altamente incompetentes para indagar. Não conseguimos parar um conversação para indagar.

Escutar é transformar-se. É aprendizagem.

O escutar é abertura, de que o falar do outro, me transforme.

Quando entro numa conversação, com uma posição tomada, limito minha capacidade de escuta.

Escutar pertence ao domínio de responsabilidade compartilhada entre quem fala e quem escuta.

Quem escuta tem que estar aberta a mudar suas opiniões a partir daquilo que escutou.

O escutar é a competência mais importante do trabalho em equipe e da vida pessoal.
 
VANTAGENS DE QUEM SABE ESCUTAR


Adaptado de Paul Campbell Dinsmore – Consultor da OPC/RJ

Falar é prata. Escutar é ouro

O ditado árabe ilustra a importância do ato de escutar, também nos processos de comunicação

interpessoal e de aprendizagem.

Para muitas pessoas, o ato de prestar atenção e escutar é realmente difícil. Afinal, a velocidade do

cérebro do ouvinte é capaz de processar 400 a 500 palavras por minuto, enquanto a linguagem verbal é

transmitida em torno de apenas 125 palavras por minuto. Isto explica a tendência natural do ouvinte de

ativar outros canais do cérebro e processar, em paralelo, outras informações e pensamentos.

Você já foi interrompido no meio de uma frase ou explanação? Ou enfrentou aquele cidadão que

gentilmente termina as frases para você, colocando as palavras dele antes que você consiga verbalizar as

suas? Ou já ficou diante da pessoa cuja expressão facial deixa claro que ela não lhe está dando a mínima

atenção?

Como você se sente nestas situações: frustrado, desprestigiado, aborrecido? Seja qual for a sua

reação, certamente, a sensação não é boa. O mau ouvinte desvaloriza o seu interlocutor.

Será que este comportamento que você observa nas outras pessoas – também é o seu?

Aqui estão algumas “dicas” para melhorar a capacidade de ouvir:

Demonstre interesse – seu interlocutor percebe claramente se você não está “ligado”;

Mantenha contato visual com quem fala e procure deixar sua mente aberta, desimpedida e

orientada em direção a ela;

Esteja consciente de sua linguagem corporal. A inclinação do seu corpo em direção a quem fala é

uma indicação de interesse. Por outro lado, a inclinação para trás ou o cruzamento de braços e

pernas poderão sinalizar desinteresse e afastamento;

Participe oportunamente da conversa: em um diálogo, espere até que a pessoa que está falando

tenha colocado sua idéia básica para depois dar o seu recado;

Explore a força e o poder do silêncio. Aprenda a usar o silêncio para ouvir melhor. Numa pausa

na fala do outro, evite a tentação de preencher o espaço, simplesmente por preencher. Espere.

Permita que o outro retorne sua idéia sozinho. Experimente a eficácia de realmente escutar em

silêncio, sem intercalar expressões do tipo: “É isso aí...”, “Pois é”, “Hhhh”.

“Escutar é ouro, falar é prata” porque, ao escutar, você pode aprender ou perceber algo novo,

enquanto que o ato de falar limita você ao processamento de idéias já formadas.

O crescimento depende da habilidade de perceber e aprender: vale investir na habilidade de escutar.

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