ATENÇÃO PROFESSORAS:
Recebemos uma ótima indicação de vídeo de nossa colega Christiane Bakargi, ao assistir, reflita e registre nos comentários suas ponderações. Estamos em contínua aprendizagem em nosso grupo de estudo virtual. OS NOSSOS PARABÉNS A QUEM VEM NOS VISITANDO E PARTICIPANDO!!!!
Trabalhamos com MGAC desenvolvendo as competências voltadas para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Dentro desta metodologia possibilitamos a construção de um saber sistematizado e sintonizado com o dia a dia desses cidadãos.
Essa metodologia se propõe a criar um ambiente de aprendizagem prazeroso, incentivador, favorecendo o trabalho investigativo, cooperativo e a integração do grupo.
Nessa proposta o educador deixa de ser um especialista em conteúdos específicos, passa a ser um especialista em dinâmicas de construção de conhecimento e com essa perspectiva, propicia que os limites sejam enfrentados de maneira individual e coletiva, permitindo avanços, da mesma forma que os erros são vistos como inerentes ao processo de aprendizagem. Valorizamos as potencialidades e as qualidades dos educandos, possibilitando o desenvolvimento de sua auto-estima, autocrítica e auto-avaliação.
A experiência humana nos aponta que, diante de um desafio e na relação com os outros, aprendemos e nos desenvolvemos.
Aprendemos quando o que conhecemos é problematizado por alguma situação. Então aprendemos a partir do que conhecemos e “contra” o já conhecido, já que o conhecido não dá conta de responder ao desafio colocado.
A Metodologia do Grupo de Aprendizagem Cooperativa (MGAC) é uma estratégia de gestão de aula que valoriza a aprendizagem e privilegia a organização dos educandos em grupos cooperativos para a realização de tarefas e atividades em aula. Esta Metodologia desenvolve ao aprendente a sua responsabilidade e a motivação a quem quer aprender e reativa no docente a característica de mediador, a permanente necessidade de atualização.
Nessa proposta, o educador deixa de ser um especialista em conteúdos específicos passa a ser: mediador da relação aluno/sujeito do conhecimento com o objetivo desconhecido; orientador do processo de aprender a aprender, dinamizador de um grupo de estudo; criador de condições para que o educando desenvolva habilidades que facilitem a aprendizagem.
Para que realmente haja comunicação e construção do conhecimento é necessário propormos situações que sejam problematizadoras para que a aprendizagem tenha significado para o educando. Dentro desta metodologia o educando é instigado a pensar, construir, saber ouvir, elaborar perguntas no processo de construção do saber.
O MGAC é uma prática que favorece o rendimento dos educandos tanto na formação intelectual, social, humana estabelecendo as relações. O educador desestabilizará o educando que através de perguntas, gestos e atitudes construirá a aprendizagem. Os educandos aprendem com o outro dialogando, escutando e participando ativamente na construção do conhecimento.
Hoje se fala em redes complexas de relacionamentos, em ecologia cognitiva, que é o estudo das dimensões técnicas e coletiva da cognição (Lévy 1993, p. 135), ressalta que a cognição e inteligência humana é o resultado de uma rede complexa. Afirma que "não sou eu" que sou inteligente, mas eu com o grupo humano do qual sou membro (...) Fora da coletividade, desprovido de tecnológias intelectuais, eu não pensaria. O prenteso sujeito inteligente nada mais é do que um dos micro atores de uma ecologia cognitiva que o engloba e restringe". O autor ainda afirma que ao desenvolver a idéia de uma ecologia cognitiva não tem "de forma alguma a intenção de negar ou rebaixar o papel dos sujeitos na cognição. Certamente, a atividade cognitiva não é o privilégio de uma substância isolada. Só é possível pensar dentro de um coletivo" (Lévy, 1993, p149)
Sejam todos bem-vindos e bem-vindas ao blog da cooperação.
Sou uma profissional versátil, criativa e perseverante, que busca o melhor no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças e dos educadores.
Tenho experiência desenvolvida tanto em sala de aula (professora na educação infantil), na coordenação educativa (orientação educacional), como também na coordenação pedagógica, em escola privada. E agora ingressando como Professora-Tutora na Universidade EAD Anhanguera/Uniderp aqui mesmo em Campo Grande - MS.
Fico muito feliz com sua visita e participação.
Um forte abraço